terça-feira, 18 de junho de 2013

A Química e o cotidiano. 18 de junho, Dia do Químico!



A química é uma área do conhecimento muito antiga, chamada na idade media de Alquimia. Ela era relacionada a casos e fatos inexplicáveis, comparada a magias e misticismos. 
Para muitos, a química parece complicada, de difícil compreensão, mas está intimamente ligada ao nosso cotidiano, e bem mais próxima do que imaginamos.
A Química circula pelos mais diversos setores da nossa vida: higiene e cosméticos, meio ambiente, combustíveis, roupas, aparelhos eletrônicos,  solventes, tintas, aditivos alimentares e muito mais.
Shampoos e sabonetes são exemplos de produtos químicos usados em nosso dia-a-dia, bem como os perfumes que adoramos.
Ao pegar uma receita de pão ou qualquer outro alimento, e seguir passo a passo o modo de preparo, estamos fazendo uma reação química, e a mistura dos ingredientes na medida e no momento certo, causará uma transformação no odor, sabor e textura do alimento.
O preparo de uma pizza por exemplo, ocorre uma reação química chamada fermentação, que faz a massa crescer, isso graças a ação do bicarbonato de sódio.
Que tal pesquisar mais sobre a química e o nosso cotidiano e relacionar outros eventos químicos que acontecem no nosso dia-a-dia?
Por que não acompanhar uma reação química de perto?
Você pode escolher entre lavar uma panela engordurada com detergente ou fazer uma receita de pão, e pesquisar para descobrir onde está a química nesses eventos.

Professor...

Você pode fazer uma atividade divertida e quase mágica com os estudantes.

Chama-se “Cadê o sangue que estava aqui?”

Vai precisar de:

  • 100ml de água
  • 50ml de álcool
  • 1 colher de sopa de Amoníaco
  • 1 colher de chá de FENOLFTALEíNA (vendido em farmácia de manipulação)
  • 1 secador de cabelo


(CUIDADO AO MANUSEAR PRODUTOS QUíMICOS, UTILIZE SEMPRE MASCARA, LUVAS E AVENTAL)


O Fenolftaleína (Fenol) é insolúvel em água, por isso a necessidade do álcool.
Dissolva o Fenol no álcool, em seguida acrescente a água. Você terá uma mistura de cor branca. Neste momento, você deve acrescentar o amoníaco. Este ultimo ingrediente possui pH básico. O Fenol, que é um marcador de pH, reage na presença de substâncias básicas. Neste momento, a mistura ficará vermelha.
Para garantir a diversão durante o experimento escolha um voluntario que esteja de roupa branca, e deixe cair a mistura vermelha nele. Em seguida utilize um secador de cabelo para secar a mancha molhada. A medida em que for secando, o vermelho vai sumindo e a roupa volta a ficar branca. Isso ocorre porque o amoníaco evapora rapidamente, e nesta reação, o Fenol só reage na presença de uma substância básica, o amoníaco.
Questione os estudantes sobre o que aconteceu, vá falando da função de cada item usado na experiência e dando-lhes pistas, até que eles consigam explicar os evento.


 
pH é o símbolo para a grandeza físico-química chamada  potencial de hidrogénio, que, de acordo com a quantidade de hidrogênio presente, indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.

São os químicos os profissionais que estudam esse ramo da ciência. Comemora-se em 18 de junho o dia do químico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário