sábado, 21 de setembro de 2013

Dia da árvore e início da primavera!

Depois de um longo período sem postagens estou de volta!
Nada mais estimulante que um sábado ensolarado para escrever sobre o dia da árvore e a chegada da primavera, a estação mais colorida do ano!

O dia da árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. Os índios aproveitavam a chegada da primavera para iniciar o plantio, por isso a escolha da data. 

Atualmente temos cerca de 7% da nossa floresta original, o desmatamento para fins lucrativos está fazendo nossas floresta desaparecerem, e, embora tenhamos alguns programas de combate ao desmatamento e proteção às florestas, a situação ainda é muito preocupante, e a possibilidade de recuperação é pequena. 

Em Santa Catarina diversas cidades estão aproveitando a data para plantar mudas de árvores. 




As árvores e o ambiente!


Assim como nós, as árvores são seres vivos, formados por uma unidade básica que nos assemelha, a célula, porem, a célula vegetal possui peculiaridades como, parede celular rígida, devido a presença de celulose, e clorofila, estrutura responsável pela fotossíntese, pois esses seres são autotróficos, capazes de produzir matéria orgânica, que serve como reserva energética para eles, e é de onde obtemos os açúcares, utilizados no metabolismo celular. 

As árvores são extremamente importantes para o ambiente, elas servem de abrigo e alimento para diversas espécies de animais e outros seres vivos, serve de alimento, cria umidade no ambiente e favorece a formação de nuvens e chuva, além de capturar gás carbônico presente no ar e liberar gás oxigênio. 
                                       

Primavera!


A Primavera iniciará às 17h44 do dia 22 de setembro de 2013. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Esta é uma estação marcada pela abundância de algumas espécies de flores, não que não haja flores em outras estações, mas o clima da primavera favorece a reprodução e a perpetuação de muitas espécies, no entanto há aquelas que são adaptadas ao frio ou ao calor extremos. 
Só para lembrar, as flores, alem de belas e encantadoras são o órgão reprodutor dos vegetais pertencentes ao grupo das angiospermas. Após serem fecundados, os óvulos presentes nas peças florais se desenvolvem em uma semente, que é recoberta por um fruto, originário do ovário geralmente, e muitas vezes carnoso e suculento, como os pêssegos por exemplo. Uma curiosidade são os morangos e as bananas, elas não são frutas verdadeiras, pois não são originadas do ovário da planta, mas são tão gostosas e nutritivas como outras frutas verdadeiras! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário