domingo, 20 de outubro de 2013

Outubro Rosa, o mês da luta contra o câncer de mama!

Câncer é o termo usado para cerca de 100 doenças, que tem como característica comum o crescimento desordenado de células, que perdem a função original, formando uma massa de células, que pode ser muito agressiva para o organismo. 
O câncer pode ter várias causas, como a poluição, exposição ao sol, fumo, ou genética. 
Quando ocorre em células epiteliais da pele ou mucosa, o câncer é chamado de carcinomas, mas se ocorrem em tecido conjuntivo, como músculo e osso, são chamados de sarcomas. 
Prevenir o câncer nem sempre é possível, mas adquirir bons hábitos, como não fumar, não beber e ter uma alimentação saudável e equilibrada são agentes importantes na prevenção e combate contra o câncer. 
Existem vários tipos de câncer, entre eles  estão pulmão, mama, colo do útero, próstata, cólon e reto (intestino grosso), pele, estômago, esôfago, medula óssea (leucemias) e cavidade oral (boca). 

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo,  é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Trata-se de uma doença relativamente rara antes dos 35 anos, mas acima desta idade, sua incidência cresce rápida e progressivamente. 

Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)

Número de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010)

IMPORTANTE SABER E DIVULGAR! 

Descobrir cedo a doença pode garantir a vida da mulher. O médico deverá determinar quando a paciente deverá iniciar os exames de mamografia e ultrassom das mamas, dependendo do histórico de cada mulher. Passar em consulta com um ginecologista periodicamente pode salvar vidas.


Você Sabia?

Homens também tem câncer de mama, pois todos os mamíferos, independente do sexo, possuem glândulas mamárias. Os casos são mais raros, para cada 100  mulheres com câncer de mama, existe um homem com a doença, que acontece entre os 60 e 70 anos. 

Dica de atividade!

As escolas podem propor uma pesquisa familiar com mães, tias e avós dos estudantes, verificando a frequência com que vão ao ginecologista, e fazem exames diagnósticos, e expor os resultados em um mural na escola, para conhecer os hábitos da população e propor uma campanha de orientação que deve ser repassado às famílias. Os professores de ciências e matemática podem trabalhar juntos, falando sobre a doença e elaborando os gráficos para expor os resultados. 
Um médico do posto de saúde do bairro pode ser convidado para dar uma palestra para estudantes ou mães na escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário