segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pensar, comer, conservar! 5 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado pela primeira vez em 5 de junho de 1972 na abertura da Conferência de Estocolmo, e se tornou um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência global sobre meio ambiente e encorajar iniciativas. Através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) o mundo é sensibilizado sobre os problemas do meio ambiente, a finalidade é fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também seu potencial em se tornar agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário.


Pensar.Comer.Conservar. Este é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2013. A finalidade é voltar a atenção das pessoas, em especial a dos consumidores e produtores de alimento para um problema que envolve comida, fome, saúde e meio ambiente. O desperdício. No mundo, 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas no lixo anualmente, enquanto isso, uma em cada sete pessoas no mundo passa fome, e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição. 

Os impactos ao meio ambiente também são grandes, o desperdício de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais. Se a comida não é consumida, isso significa que todos os recursos usados na sua produção também são perdidos.
A produção global de alimentos ocupa 25% das terras habitáveis e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases estufas.

Como país sede das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a  Mongólia está priorizando a transição para uma Economia Verde nos principais setores da sua economia, e promovendo a conscientização ambiental dos seus jovens.
A campanha deste ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente convida você a agir na sua comunidade e perceber o poder das decisões coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes.

Então Pense antes de Comer e ajude a Conservar o meio ambiente!

Não podemos mudar o mundo, mas devemos fazer nossa parte. Antes de agir devemos pensar em nossos hábitos. No que comemos e o que desperdiçamos. Pense na rotina da sua casa e na rotina escolar ou de trabalho. A partir daí é possível pensar em como agir para evitar o desperdício.

Você sabia que o desperdício de comida contribui significativamente para o aquecimento global?

O impacto do desperdício de comida não é apenas financeiro. Ao se tratar do meio ambiente, o desperdício de alimentos significa também o uso em vão de produtos químicos, como fertilizantes e pesticidas, bem como mais combustível usado para o transporte. Além disso, mais alimentos estragados resultam em maior emissão de metano, um dos gases de efeito estufa que mais contribuem para a mudança do clima. De fato, o efeito estufa do metano é 23 vezes mais potente que o CO2. Assim, a vasta quantidade de comida despejada em lixões contribui significantemente para o aquecimento global.
Fonte: 
Global Food Losses and Food Waste - FAO, 2011
The environmental crisis: The environment’s role in averting future food crisis  – UNEP, 2009





     Professor…




Aproveite esta oportunidade para desenvolver projetos relacionados ao tema. Você pode solicitar que os estudantes façam um levantamento de seus hábitos alimentares, e, apartir daí desenvolvam um projeto que possa ser aplicado na escola e em casa.
Outra opção é verificar se na cidade onde moram existem industrias ou produtores de alimento, e pesquisar o consumo de agua, uso de pesticidas, fertilizantes, desperdício, perdas etc. E tentar propor um plano de ação que reduza esses números.
Convide profissionais que possam dar palestras na escola ou proponha que os estudantes pesquisem e estudem temas para apresentar aos colegas. 
Faça uma semana de meio ambiente na sua escola com diversas atividades. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário