A educação é o alicerce para a construção de uma nação. Recebemos em casa a educação que garante à criança valores que vão ajudar a moldar seu caráter, e a definir quem ela será, esta educação envolve sentimentos, como carinho, respeito, altruísmo e amor.
A escola proporciona uma educação de conteúdo, transformadora, que leva a criança e o jovem ao crescimento pessoal. A escola possui ferramentas que podem tornar o ser mais critico, mais curioso, indagativo, capaz de raciocinar, propor idéias, buscar soluções, ou seja, a escola prepara para a vida.
Somos formados pela nossa personalidade, que é moldada pelos valores que adquirimos em casa e pelos conteúdos e experiências que aprendemos no ambiente escolar.
Mas qual é o valor que damos para a educação?
Quando jovens não conseguimos enxergar o verdadeiro valor que a educação tem em nossa vida. Desde muito cedo temos que freqüentar a escola por obrigação e imposição, e o que naturalmente ocorre são jovens estafados, sem motivação para estudar. Cumprimos nosso calendário sem tirar o máximo proveito do que nos é oferecido pelo simples fato de não conseguir reconhecer o valor que tudo isso terá no futuro.
Quando chegamos no período em que temos que escolher um curso superior não estamos preparados, pois não pensamos lá atrás que o ensino é a preparação para a vida adulta, e que é a partir dele que teremos boas oportunidades de emprego, o que nos proporcionará uma vida boa e confortável.
E qual o valor o Governo dá para a educação?
De uns tempos pra cá, o Governo tem investido muito na educação do nosso país, sobretudo nos cursos superiores. Hoje uma grande massa da população, inclusive os mais carentes tem acesso à universidade. Através de programas de incentivo e bolsas de estudo. Mas ao que parece, não existe um plano eficaz para elevar a qualidade do ensino, talvez porque esse não seja o objetivo. Se fosse, o Governo investiria na educação desde sua base. Ofereceria boa remuneração aos professores, e formação continuada, e de qualidade, para qualificar e contratar somente os melhores profissionais.
Ser professor se tornou uma opção para quem não tem uma carreira, paga-se pouco, mas garante o emprego, por isso temos tantos professores despreparados e desmotivados, e isso não garante qualidade na educação.
Outro quesito para o Governo se preocupar antes de mandar os jovens para a universidade é a qualidade da educação infantil. Escolas bem equipadas, que ofereçam um ambiente agradável e limpo, com refeições saudáveis e professores capacitados são fundamentais para o inicio da vida escolar.
No ensino fundamental e médio, alem de professores capacitados e um ambiente escolar adequado, as escolas deveriam ter equipamentos tecnológicos e laboratórios que proporcionassem aos estudantes a pratica e a construção do conhecimento de forma dinâmica, bibliotecas e laboratórios de informática funcionais.
Se o Governo tivesse realmente interesse em formar mentes, ele certamente investiria na educação em todos os seus níveis, e formaria jovens capazes de ingressar em qualquer faculdade pública, sem a ajuda de bolsas de estudos.
Talvez o Governo queira apenas elevar o nível do país nos índices de educação, e mostrar para o mundo que o Brasil possui um grande numero de graduados.
Para mudar isso precisamos usar o pouco que nos é oferecido e transformar em muito. Nós professores, mesmo mal remunerados, precisamos ter amor no que fazemos, e acima de tudo respeito, respeito com o colega, e principalmente com o estudante. Precisamos nos esforçar para dar o máximo de nós e fazer com que os estudantes tirem o melhor proveito do que ensinamos.
Para os estudantes, é preciso que se tenha consciência e responsabilidade, que saiba aproveitar as oportunidades e entenda que na escola se encontrará os ensinamentos e caminhos para a vida adulta.
Vamos refletir
Se você é professor...
Pense o por que escolheu esta profissão.
Responda para si as seguintes questões:
Você gosta do que faz?
Você se considera bem preparado para o cargo que ocupa?
Em que você poderia melhorar?
Você acha que se pensasse em outras estratégias de ensino você atrairia mais a atenção e o interesse dos estudantes?
Você respeita os estudantes?
Com que freqüência você tem faltado nas aulas?
Ficadica!
Tente elaborar uma aula diferente da habitual, tente ser mais dinâmico e interessante, traga algo novo, e que envolva os estudantes. Peça a opinião deles na elaboração da aula, leve em consideração aquilo que eles tem interesse.
Se você é estudante...
Pense em quais benefícios a escola traz para você.
Responda para si as seguintes questões:
Você tem um bom comportamento na escola?
Você respeita seus colegas e professores?
Você acha que seus colegas e professores merecem respeito?
Você gostaria de ser admirado e lembrado por seus colegas e professores?
Você acha que a qualidade da aula depende de você?
O que você tem feito para aproveitar ao máximo o conteúdo das aulas?
Ficadica!
Inteligência é saber aproveitar o tempo e as oportunidades. Se você tem que ir à escola, então que saiba aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer. O sucesso da aula não depende só do professor, o aluno é parte fundamental e precisa ter uma boa participação. Procure ler sobre os assuntos que serão discutidos em sala de aula. Leve textos, dicas e novidades e ofereça ao professor, ajude-o a tornar a aula mais interessante e proveitosa. Procure ser mais participativo, e se você é, procure ajudar os seus colegas a serem também!
Mão na massa
Que tal a escola criar um blog onde estudantes e professores poderão postar textos, dicas e atividades, e compartilhar suas experiências em sala de aula, em que o objetivo seja: Como melhorar a qualidade do ensino na sua escola?
Criar e gerenciar um blog é simples, rápido e de graça!
Este vídeo poderá ajudar: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A