terça-feira, 21 de maio de 2013

Dia do Físico! 19 de maio


A física é a ciência que explica os fenômenos do Universo. Do que as coisas são formadas, por que ficamos em pé, por que os planetas orbitam ao redor do Sol... Os físicos são os cientistas que observam esses fenômenos e tentam explicá-los.

Ver para crer! 

Após Galileu Galilei ter apontado um telescópio para o espaço, a ciência entrou na era das experimentações. A idéia de “crer para ver” passava então a ser questionada. Com o uso do telescópio, Galileu conseguiu provar a teoria Heliocêntrica, de que o Sol era o centro do Universo, hipótese defendida por Nicolau Copérnico no século XVI, refutando a teoria do Geocentrismo, de Aristóteles, apoiado pela igreja católica.
Seguindo as idéias de Copérnico, Johannes Kepler foi um importante físico, conhecido ao formular e verificar as três leis do movimento planetário. Na tentative de não se opor totalmente à igreja católica, Kepler levantou a seguinte questão: Em que lugar, melhor do que o centro do Sistema Solar, poderia o Criador ter situado a lâmpada que ilumina o mundo. Desta forma, suas relações com a igreja nunca chegaram ao declarado antagonismo e, consequentemente, a situações conflitantes.
Mais tarde, o matemático e físico ingles Issac Newton baseou-se nas teorias e observações de Kepler para formular sua lei da gravidade universal.

 “Seria uma coisa triste ser um átomo num universo sem físicos“

Alem de desvendar os misterios em torno do Universo, foram os físicos quem propuseram a idéia de que todas as substâncias eram constituídas de matéria, e a unidade fundamental da matéria é o átomo.
Ainda no século V a.C., o filósofo grego Demócrito imaginou a matéria formada por pequenas partículas indivisíveis, os átomos. Tempos mais tarde, John Dalton, no século XIX, retomou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. Para ele os átomos seriam partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis.
Em 1897 Joseph John Thompson descobriu partículas negativas muito mais pequenas que os átomos, chamadas eletrons, provando assim que os átomos não eram indivisíveis.

Entendendo a matéria…
 Uma teoria destrutiva
Numerosos estudos em torno dos átomos, desenvolvidos por importantes físicos, tais como Albert Einstein, levaram à criação da maior e mais destrutiva das armas de Guerra, a bomba atômica. Estudos demonstraram que se um átomo colidisse com outro átomo geraria uma grande quantidade de energia, que seria suficiente para uma explosão atômica, capaz  de dizimar uma população inteira. Como aconteceu em Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

Para saber como simples átomos podem destruir populações, faça uma pesquisa para entender mais sobre o processo de desenvolvimento da bomba atômica. Pesquise sobre o projeto Manhattan.




Com a mão na massa!



Quer entender na prática como um átomo é formado? Crie um móbile para você! Na internet há diversos modelos que podem ser copiados, no endereço a seguir, você poderá assistir a um vídeo com o passo a passo. Além de ser divertido também é muito interessante e didático!
Tente fazer!



Fonte Youtube.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=I1gtDesEruQ


Gostou de saber sobre os físicos? Leia sobre o físico brasileiro Marcelo Gleiser e conheça um pouco sobre suas premiadas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário