quinta-feira, 2 de maio de 2013

Profissão: Cientista!


Todo mundo tem um trabalho, seja ele formal, informal, domestico etc. Pois ninguém consegue ficar parado! Já dizia a celebre frase: O trabalho enobrece o homem! Mas também lhe proporciona o sustento,  crescimento e desenvolvimento.
Desde pequenos as profissões chamam nossa atenção, quantas crianças querem desde cedo ser bombeiros, médicos, professores, cabeleireiros, astronautas, entre tantas outras profissões? Mas quando estamos na idade em que devemos de fato definir por uma profissão, essa escolha parece muito mais difícil. Alguns jovens são influenciados pelos pais ou parentes, outros aproveitam a oportunidade de vagas de emprego que o mercado oferece, e escolhem a profissão que esta em alta. Algumas pessoas passam a vida sem saber o que querem ser quando crescer, mesmo já tendo crescido! O importante é definir o que se gosta de fazer, em que se tem habilidade, e o que o mercado oferece de oportunidade. Geralmente uma escolha bem planejada tende a dar certo!
Entre tantas profissões, escolhemos falar de uma ainda em crescimento em nosso país. 

Profissão: Cientista!

Os cientistas em geral são pessoas curiosas, que tentam buscar explicações para tudo. Como funciona? Por que funciona? Quais os efeitos? De onde veio? Essas são algumas, das muitas perguntas que movem os trabalhos dos cientistas.
A história da humanidade é rica em cientistas famosos que ajudaram na compreensão do universos e dos seres que vivem nele. O físico Albert Einstein elaborou duas, das mais importantes teorias da física, a da relatividade e a da mecânica quântica, que ajudaram outros cientistas em outras descobertas, como por exemplo a utilizar a energia nuclear e como criar modernos componentes de computadores.
O químico Lavoisier demonstrou através de seus experimentos que a água é comporta por dois elementos, hidrogênio e oxigênio, e desvendou os mistérios do fogo, quando afirmou que ele só ocorre na presença de ar.
Nosso país ainda é bastante carente de cientistas, alem disso, muitos atuam fora do Brasil. Mas temos grandes exemplos, como a geneticista da Universidade de São Paulo, Mayana Zatz, o astronauta Marcos Pontes, e o neurocientista Miguel Nicolelis, que faz conexões neuronais entre ratos de diferentes países.

Ver pra crer!
Comprovando a teoria de Lavoisier:

Pegue uma vela, coloque em um copo com a chama acesa. Em seguida, tampe a “boca” do copo com um prato. Observe o que ocorreu e faça uma conclusão do seu experimento. 
*Leia a explicação no final desta postagem!


Você não precisa ser um cientista, mas é bom ir pensando em que carreira quer seguir, assim como você conheceu um pouco sobre o que é ser cientista, é importante que você pesquise as profissões de seu interesse. Se ainda não tem nenhuma comece pensando no que gosta, e desta forma, em que poderia atuar como profissional. 

*A chama da vela irá apagar, pois quando a boca do copo é fechada o ar deixa de entrar, a chama de fogo consome o ar existente no interior do copo, e quando este é esgotado a chama se apaga. Conclui-se com este experimento que o fogo precisa de oxigênio para existir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário